Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de abril de 2015

chá calmante e água aromatizante


INGREDIENTES
Casca e polpa de 1 maracujá
1 maçã com casca, cortada em 4
4 xícaras (chá) de água
Mel, açúcar, ou adoçante a gosto
MODO DE FAZER
    1. Lave bem o maracujá e a maçã. Corte-os em 4 partes.
    2. Em uma panela coloque a água, maracujá e a maçã.
    3. Leve ao fogo alto. Quando ferver diminua a intensidade do fogo e deixe fervendo por 10 minutos em fogo baixo.
    4. Coe e sirva imediatamente.
*Esse chá pode ser servido gelado!
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 15 minutos
Dificuldade: Fácil
·         http://tdg.ibxk.com.br/assets/layout/blank.gif
http://tdg.ibxk.com.br/assets/layout/blank.gifINGREDIENTES
3.5
·         Enviada porSuely G. Bueno
·         http://tdg.ibxk.com.br/assets/layout/blank.gifTempo de preparo15min
·         http://tdg.ibxk.com.br/assets/layout/blank.gifRendimento5 porções
·         1 litro de agua fervente
·         450 g de açúcar
·         1 pau de canela
·         3 cravinhos
·         1 maçã cortada em pedaços sem sementes e com casca
·         Polpa de 2 maracujás e casca de um só
·         2 a 3 pedacinhos de gengibre
http://tdg.ibxk.com.br/assets/layout/blank.gifMODO DE PREPARO
1.      Colocar o açúcar, o gengibre, o cravo, a canela em uma panela e levar ao fogo para derreter o açúcar até ficar bem amarelinho
2.     Depois coloque a agua fervente e junte os maracujás e a maçã e deixe ferver até a maçã ficar cozida
3.     Coe e sirva bem quente
4.     Depois de coada se preferir junte os pedaços de maçãs novamente ao chá
5.     Antes de coar se achar que o sabor ficou muito forte, coloque um pouquinho mais de água fervente
6.     Espero que gostem, com um bolinho de maçã é delicioso

Receita calmante: chá de maracujá

por Beatriz Helena

Além de ser conhecido por baixar os níveis de açúcar no sangue e impedir o organismo de armazenar gordura, o maracujá também é um famoso calmante natural.
Suas propriedades, além de possuírem propriedades relaxantes, ainda combatem a ansiedade. A fruta pode ser ingerida como sobremesa, suco ou até em chá.

Como fazer chá de maracujá


O chá de maracujá pode ser feito com as folhas da planta, conhecidas como passiflora, mas também com a fruta. Nesta receita de calmante natural ainda há a maça, fruta que dá um sabor especial e diferente ao chá.

Ingredientes:

·         1 maracujá sem casca;
·         1 maça pequena cortada em pequenos pedaços;
·         1 litro de água;
·         Açúcar, canela e cravo a gosto;

Modo de fazer:

Derreta o açúcar e acrescente a água antes que comece a queimar. Mexa até dissolver. Acrescente os outros ingredientes e ferva por 10 minutos.
Se quiser, coe, mas as frutas podem ser consumidas junto com o chá.

Chás calmantes para combater a ansiedade


O Outra Medicina vai mostrar o que os chás calmantes podem ajudar com problemas ligados a ansiedade ou insônia. Afinal todos nós acabamos desenvolvendo o estresse por culpa das tarefas e obrigações do dia a dia.
Existem alguns métodos saudáveis que ajudam a amenizar irritabilidade, agitação mental, distúrbio do sono e outros fatores gerados por sintomas de ansiedade, e através de uma bebida saudável a base de frutas e ervas e plantas naturais, que vamos ensinar a receita agora, podemos encontrar e melhorar nosso equilibrio interno.

Chás para dormir bem e contra ansiedade


Dentre os melhores calmantes naturais nós escolhemos três chás que são fáceis de fazer em casa e econômicos. Confira:

Maça com camomila

Para fazer o chá calmante de maçã você vai precisar duas fatias da fruta e duas colheres de chá camomila. Coloque em uma panela e deixe ferver por cerca de cinco minutos. Depois passe pela peneira e tome após esfriar um pouco.

Laranja com hortelã 

Pegue dois pedaços de tangerina ou laranja e adicione mais duas colheres de café de hortelã. Coloque no fogão com por cinco, deixe esfriar e tome, reservando um momento do dia para relaxar.

Maracujá com pêssego e mel

Para fazer esse chá calmante você deve pegar o chá de pêssego e chá de maracujá e misturar com um pouco de cravo e canela. Despeje todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogão por cerca de seis minutos, a seguir espere esfriar e acrescente mel e beba.

Chá para perder peso

O chá verde é muito popular nas dietas de emagrecimento. Está comprovado que ele ajuda a queimar gorduras, e foi comprovado que aquelas pessoas que bebiam este chá verde três vezes ao dia tinham um aumento de 4% no gasto de energia. Além disso, é um poderoso antioxidante, atuando sobre as gorduras e trazendo benefícios ao corpo todo.
O chá vermelho é o mais efetivo para perder peso. Ele é altamente efetivo graças à sua capacidade de aceleramento metabólico, que permite queimar as gordurinhas com mais facilidade.
Mas existe uma infusão que você pode preparar na sua casa e que lhe fará emagrecer.Esta receita caseira para perder peso:
Ferva 1 litro de água, depois adicione 5 folhas de louro, 1 ramo de canela e um punhado de folhas de sálvia. Cubra a panela e deixe ferver durante 15 minutos. Depois desligue o fogo e deixe repousar durante 5 minutos.
Se você beber 1 xícara desta infusão todas as manhãs, em jejum, conseguirá um efeito digestivo que lhe permitirá eliminar as gorduras com facilidade. 

Receita de chá de gengibre para emagrecer

por Claudia Lopes

Você está satisfeito com seu corpo? Se você respondeu "não", pode se considerar dentro das estatísticas. E o que, afinal, incomoda tanto as pessoas em relação ao corpo? Indiscutivelmente, a gordura localizada. Por mais magras que estejam, as pessoas sempre encontram alguma gordurinha indesejável, sem contar aquelas que de fato estão visivelmente acima do peso. Todo mundo já sabe que não é fácil emagrecer.
A maioria das pessoas vive em busca de uma dieta milagrosa ou receita infalível para exterminar as gordurinhas extras que tanto as incomodam. Entretanto, o risco de se fazer dietas sem acompanhamento médico ou de um nutricionista é muito grande. Dietas “milagrosas” são muito restritivas, ao mesmo tempo em que eliminam a ingestão de gorduras ou carboidratos, impedem que se comam alimentos e nutrientes essenciais para a saúde.
Existem várias receitas caseiras para emagrecer. O chá de gengibre, por exemplo, pode ser uma ajuda a mais na busca do emagrecimento. O chá contribui para a perda de peso porque age como inibidor de apetite, dando a sensação de saciedade. Como se trata de um alimento termogênico (queimador de gordura), acelera o metabolismo e isso causa a perda de calorias. Quem já usou e aprovou diz que é possível perder peso já nas primeiras semanas de uso, porém, ainda não existe comprovação científica.
O gengibre é uma planta com propriedades benéficas à saúde, por isso, é muito utilizada em chás e temperos e é considerada uma planta medicinal. Ele é anticoagulante, auxilia nos problemas circulatórios, digestivos, alivia os efeitos da gripe, resfriados, dores de garganta e até ressaca. Compressas quentes de gengibre são eficientes para aliviar os sintomas de artrite, dores de cabeça e da coluna, diminuem a congestão nasal, cólicas menstruais e previnem o câncer de intestino e ovário.

Receita de chá de gengibre para emagrecer


Ingredientes:

·         5 cm de raiz de gengibre
·         ½ litro de água
·         1 pitada de noz-moscada
·         4 cravos-da-índia
·         ¼ de limão
·         1 canela em pó

Modo de preparo:

De posse de todos os ingredientes, você deve preparar um suco de gengibre e limão. Depois, adicione todos os demais ingredientes em um recipiente com a água. Leve ao fogo e deixe ferver por alguns minutos. Assim que ferver, ele estará prontinho para beber.
Beba-o 5 vezes ao dia, sempre depois das refeições.
Importante: beba o chá no mesmo dia, isso evita que as propriedades benéficas do gengibre sejam perdidas.

Maracujá: os benefícios vão além da ação tranquilizante

odas as partes do maracujazeiro e da fruta oferecem benefícios à saúde. Veja como aproveitar cada uma delas

Escrito por
Atualizado em 12/09/2013 em

por Thais Szegö | Foto: Alex Silva 

Além do sabor azedo, que cai bem no clima tropical, o maracujá é recheado de nutrientes, tem uma forte ação antioxidante e pouquíssimas calorias. "O maracujá é rico em vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, sódio e potássio", enumera a nutricionista Paula Fernandes Castilho, diretora da Sabor Integral Consultoria em Nutrição, em São Paulo. "Ele conta com bastante vitamina A e C e muita fibra solúvel", acrescenta a nutricionista Vanderlí F. Marchiori, de São Paulo. 

100% aproveitável 

E não é só a polpa que merece atenção. Um estudo realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro mostra que a casca do maracujá evita os picos de insulina, muito perigosos para os diabéticos, combate o mau colesterol e ainda ajuda a emagrecer. Nas sementes, por sua vez, pode ser encontrado um óleo com boa quantidade de ácidos graxos, muito apropriado para uso na cozinha ou até em cosméticos, graças à sua ação emoliente e antioxidante. E as folhas do maracujazeiro oferecem igualmente benefícios. Nelas fica a maior parte dos ativos por trás da ação tranquilizante. 

Os cientistas já perceberam que essa planta guarda muitas outras surpresas. A aposta nela é tão grande que foi criada uma associação de pesquisadores para desvendar seus segredos. "Ela é composta de 27 instituições brasileiras de renome, como a Universidade de São Paulo e a Universidade de Brasília, além de duas internacionais", conta a pesquisadora Ana Maria Costa, da Embrapa Cerrados, que coordena a rede. "Uma das metas é estudar as variedades de espécies nativas, estimadas em cerca de 200", ela explica. Tanto empenho tem valido a pena. A equipe descobriu que algumas delas combatem o diabete, os problemas do coração, as enxaquecas, o estresse, a tensão pré-menstrual, os tremores e a obesidade, além de contribuírem para a regeneração celular. "Muitas não são conhecidas pelo público, por isso agora estamos trabalhando com o intuito de colocá-las no mercado, o que deve acontecer em breve", diz Ana Maria. 

Ele é mesmo calmante?

Sim. Ele contém alcaloides e flavonoides, substâncias que agem no sistema nervoso central e atuam como tranquilizantes, analgésicos e relaxantes musculares. "Por isso ajudam a combater a ansiedade, a depressão e os distúrbios do sono", esclarece Paula Fernandes Castilho, especialista também em fitoterapia. "Mas não é indicado usar as folhas diretamente para fazer chá em casa, já que elas têm compostos tóxicos", alerta Ana Maria Costa.

Como aproveitá-lo

Folhas: com elas são feitos medicamentos e chás. Mesmo quem não aprecia o gosto pode tirar proveito de sua ação calmante usando a infusão como base de sucos.

Fruto: é rico em nutrientes e seu suco é ingrediente precioso em receitas como mousses, bolos, molhos para salada, vinagretes e até farofas.

Casca: ela é rica em pectina, um tipo de fibra que arrasta gorduras para fora do organismo. É consumida na forma de farinha, misturada em sucos e iogurtes.

Sementes: trituradas, entram na fabricação de esfoliantes. Já o óleo extraído delas serve para temperar saladas.

Chá da casca de Maçã é cheio de benefícios

Por Nayla Georgia


Imagem: Reprodução
A maçã está entre três dos maiores acontecimentos revolucionários na história da humanidade. A princípio, a maçã do pecado que Eva comeu e, por isso, foi banida do paraíso. A segunda vez que essa fruta aparece é quando se deixa cair na cabeça de um dos maiores gênios da física, Isaac Newton, o fazendo criar a teoria da gravidade. Por último, a maçã ilustra uma das marcas de tecnologia mais famosas pelo mundo todo, a Apple. Mas a maçã quando simplesmente como fruta, além de ser deliciosa traz vários benefícios à nossa saúde, principalmente consumida com a casca. A sua polpa é suculenta e cheia de potássio, ele ajuda a eliminar o sódio que circula em excesso no nosso organismo e elimina os líquidos retidos.

Propriedades e benefícios da casca

·         A casca da maçã ajuda no emagrecimento, devido à pectina que evita a absorção de gorduras;
·         Mantém bons os níveis de colesterol;
·         Devido às fibras, tem eficiente efeito laxativo e ajuda na digestão;
·         Contém ácido ursólico, que controla o açúcar no sangue e reduz os níveis de gordura no corpo;
·         Diminui o risco de ter ataques cardíacos ou derrames cerebrais;
·         Previne o câncer;
·         É cheia de antioxidantes, que ajudarão a retardar o envelhecimento das células;

Chá de casca de maçã e canela

Com o chá da casca de maçãs é possível adquirir todos os benefícios mencionados anteriormente. Seu preparo e simples e o gosto delicioso!

Ingredientes:
·         Cascas de 2 maçãs nacionais (bem lavadas)
·         6 xícaras de chá de água
·         2 pedaços de canela em pau
·         Açúcar ou mel
Modo de preparo:
Coloque as cascas e a canela numa panela com as seis xícaras de água para ferver. Assim que levantar fervura, desligue o fogo, tampe a panela e deixe descansar por 10 minutos para poder coar. Adicione açúcar ou mel para adoçar, prefira a segunda opção, pois é mais saudável. Espere esfriar ou tome morno.

Receita: Bolo de casca de maçã

Ingredientes:
·         Cascas de 2 maçãs
·         2 colheres de sopa de açúcar
·         1 colher de sopa de canela em pó
·         1 colher de sopa de fermento em pó
·         2 xícaras de chá de farinha de trigo
·         2 xícaras de chá de açúcar
·         1 xícara de chá de óleo
·         3 ovos
Modo de preparo:

Bata num liquidificador os três ovos, o açúcar e a casca de maçã. Depois de batidos, junte a farinha de trigo e o fermento em pó à mistura. Pique as maçãs, as polpas, e misture com duas colheres de sopa de açúcar, juntamente com a canela em pó. Essa mistura deverá se juntar àquela que está no liquidificador e os demais ingredientes. Bata mais uma vez até obter uma massa lisa e homogênea. Distribua a massa numa forma untada com manteiga e polvilhada com canela e açúcar. Deixe assar em forno médio já preaquecido. Ao desenformar, coloque mais canela e açúcar por cima, então é só servir a sobremesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário