Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Como montar um Buffet

Antes de montar um Buffet em sua cidade ou região é uma jogada inteligente verificar quantos concorrentes você terá. Além do número de concorrentes, o empresário precisa também obter informações sobre seus produtos e serviços. Detalhes dos procedimentos, preços, prazos e formas de pagamentos serão necessários para você formar sua estratégia competitiva.
Avalie também como andam os negócios da concorrência. Se a concorrência vai bem, já é um bom sinal. Posteriormente você deverá avaliar se o volume de serviços comporta outra empresa para competir pelos mesmos clientes.

Transformando concorrentes em parceiros

Caso você esteja interessado em saber como montar um Buffet e ainda não tenha experiência no ramo de negócios, o próximo passo é ter uma conversa com alguém que tem uma empresa de Buffet. Se você acha que os proprietários de Buffet próximo a sua região vão lhe dar conselhos, pode pensar em outra estratégia, pois isto não acontecerá. O que eles têm a ganhar?
Mas, um empresário que possui um Buffet em outra cidade, estará muito mais propenso a  falar com você, no momento em que ele perceber que você não vai competir diretamente com ele em sua cidade ou região. Nesse caso, o proprietário do Buffet poderá até ter prazer em discutir o setor com você. Se você for persistente, conversando com vários empresários, você pode até encontrar um mentor do negócio que o ajudará a montar um buffet.

Considere comprar uma franquia ao invés de Montar um Buffet

As chances de atingir seu principal objetivo ao montar um Buffet e se tornar um empresário bem sucedido podem melhorar se você comprar uma franquia, em vez de fazer tudo sozinho.
Antes de chegar fazer o planejamento completo para montar seu Buffet, você deve avaliar se a compra de uma franquia pode aliviar o seu processo de inicialização e ser mais lucrativo. Franquias têm a vantagem de vir formatadas como um negócio de sucesso, no entanto é preciso fazer uma avaliação econômico-financeira e obter informações com outros franqueados para conhecer melhor o negócio. Para saber mais veja nossa sessão abrir franquia.

Divulgação ao montar o Buffet

Ao montar um buffet você também precisa anunciar, mesmo se ele for baseado apenas em sua casa.
Crie um portfólio de todas as ocasiões que você prestou serviços de Buffet aos seus clientes. Se possível, tire fotos de todos os seus excelentes produtos que servirá como modelo e referência para seus futuros clientes.
Faça uma lista para fazer uma rede de contatos que estão relacionados ao seu negócio, comopadarias, conhecidos floristas, lojas de vestidos de noivas, comissões de formaturas e lojas de presentes e novidades que podem ajudar você a anunciar os serviços que você está oferecendo.
Faça também panfletos com as amostras de seus produtos, cartões de visita e muito mais para seus clientes potenciais.
Conheça mais pessoas. Você tem que aprender a conviver com diferentes tipos e tipos de pessoas, pois neste tipo de negócio, uma característica que você deve possuir é ser sociável.

O que é preciso saber antes de montar um Buffet

Antes de montar um Buffet você deve saber que seus produtos devem ser alto padrão de qualidade e é melhor que você também oferecê-los a preços razoáveis e competitivos. Seja profissional na prestação de seus serviços. Neste ramo de negócio a propaganda boca a boca é muito importante, então zele pela sua reputação.
Quando se trata de eventos, um dos serviços que não pode faltar é um buffet de festas. É um setor concorrido e em algumas cidades são tantos nomes que até assusta, mas ainda é um bom empreendimento para investir, principalmente para quem tem conhecimento em culinária para festas.Claro que não é simplesmente saber cozinhar, mas pode ser uma boa forma de investimento, pois festas e eventos empresariais são um dos setores mais aquecidos no país.
Montar um buffet exige que se tenha uma estrutura pessoal também. É preciso saber que o horário de trabalho em sua maioria é à noite, pois é nestes horários que os eventos acontecem em grande parte. Além disso, é importante estar antenado nos modismos de organizações de eventos para incrementar oferta de serviços da sua empresa. Entretanto, é possível ter um lucro mensal alto se souber como investir e tiver um bom serviço. Com a fama no mercado local, os clientes irão comentar a sua atuação, te indicar e o sucesso é garantido.
Caso esteja pensando em investir neste empreendimento, veja a seguir alguns passos que devem ser feitos para se ter sucesso. O modelo que estamos fazendo aqui é de apenas um Buffet que entrega as encomendas para festas e não uma casa de festas.

Estrutura e localização para montar um buffet de festas

Existem muitos empreendedores que começam investindo em montar um buffet de festasem sua própria casa. Desde que tenha um espaço reservado para isso, pode ser feito. Outra boa ideia é alugar uma casa. A localização não é tão importante, pois a maioria dos clientes conta com serviço de entrega para a festa, então pode funcionar tranquilamente em um bairro residencial ou simplesmente em bairros comerciais. Como em muitos casos, pode ser preciso trabalhar até tarde da noite, então o ideal é escolher um endereço com segurança e vigilância pública, bem como com estacionamento para seu serviço de entrega e funcionários.
O espaço para montar um buffet é simples, envolvendo basicamente uma grande cozinha, pois é isso que o seu novo negócio irá fazer: pratos para festas. Uma cozinha de 15 metros quadrados é de bom tamanho, mas quanto mais, melhor. É preciso ter uma mesa ampla, bem como alguns utensílios de cozinha simples como chapeira, batedeiras, talheres, centrífuga para legumes, jogos de pratos, liquidificadores, fôrmas diversas, cilindros de macarrão, tachos, espumadeiras, panelas, fogão industrial, espremedor de frutas, micro-ondas para alimentos congelados, vasilhas para comidas e sacos plásticos para geladeira.
Quanto aos alimentos, eles devem estar em uma dispensa para alimentos com proteção anti-mofo ou luz do sol para que os alimentos não estraguem. No mais, você vai precisar de um pia grande, com torneiras altas para a limpeza de panelas em tamanhos industriais.
Quanto à limpeza do ambiente, é muito importante cuidar do espaço. Paredes brancas são importantes para a visita de clientes, pois transparece limpeza. É preciso ainda que todos os atuantes na área usem tocas de cabelo, uniformes ou roupas pessoais com mangas longas, sapatos fechados e unhas limpas. Neste tipo de negócio é exigido o máximo de higiene pessoal pelos colaboradores, com unhas limpas e uniformes impecáveis.

Serviços de um buffet

Ao montar um buffet de festas, você deve saber o que ele faz. Esta é uma empresa de venda de produtos e seu produto são as comidas servidas em uma festa. Esta empresa atua no segmento de alimentação e é especializada em servir variados tipos de comida: da mais básica à iguarias finas como doces, salgados, bolo e jantares. Algumas se voltam para servir bebidas também, mas não é obrigação.
As vendas são feitas por pessoa ou unidade. Ou seja: você irá cobrar por uma coxinha, umbrigadeiro e um bem casado. Entretanto, quanto maior a quantidade, menor deve ser o preço, para estimular o seu cliente a comprar cada vez mais. Para estipular preços, o melhor é avaliar a concorrência e estar na média. Você está entrando em um mercado concorrido e por isso, é preciso fazer uma visita e quem saber investir um pouco em compras de doces e salgados para experimentação de serviços concorrentes. É uma forma de aprender e grandes empresários o fazem.
Muitas empresas deste setor começam investindo em kit festa. O kit é uma maneira de fazer pacotes para festas com quantidades pré-determinadas e preços específicos, mas nada impede que você faça um pouco mais que isso.
Outro setor que deve ser pesquisado é sobre jantares. A maioria dos buffets possui uma ampla carta de pratos, já que em eventos empresariais, festas de casamento, bem como bodas e festas de debutantes, é preciso servir um jantar aos convidados. Uma dica é elaborar um cardápio com valores e quantidades determinadas, pois os buffets também podem trabalhar com cobrança por pessoa, que varia de acordo com o porte da festa.
O cardápio e os tipos de doces e salgados, entretanto, variam conforme o porte de sua empresa e quais clientes pretende atender. Se seu foco é casamentos, é preciso investir em um cardápio refinado que deve ser elaborado conjuntamente com seus cozinheiros, o profissional que vai elaborar os pratos e que precisa saber fazer tudo o que está em seu sua carta de apresentação.

Investimento inicial para montar um buffet

O valor vai depender do seu público alvo. Se você quer fazer apenas kits festas, com menos de R$ 1 mil já vai poder começar o seu empreendimento em casa. Para montar um Buffetpara atender à empresas e eventos de médio a grande porte, é indicado ter guardado o capital inicial a ser investido de R$ 15 mil, para comprar equipamento de qualidade, investir em contratação, serviço de entrega, utensílios de cozinha e também embalagens para entrega, se possível com a sua logomarca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário