Mulungu (Erythrina mulungu) é uma planta também conhecida como canivete, bico-de-papagaio e corticeira. É comum na região central do Brasil, cresce espontaneamente e possui flores de cor coral alaranjadas e a sua casca possui diversas propriedades, sendo bastante utilizada na preparação de chás e em diversos tratamentos.
Foto: Reprodução
Propriedades
As propriedades da planta incluem a sua ação calmante, analgésica, diurética, hipotensiva, tranquilizante, antidepressiva, antibacteriana, antiespasmódica, tônica e anti-inflamatória. É muito eficaz no tratamento de problemas psicológicos relacionados ao estresse, sendo conhecida por estabilizar o sistema nervoso central.
Indicações
Além dos benefícios já citados, estudos revelam que a casca do mulungu apresenta grandes quantidades de flavonoides, alcaloides e triterpenos. A erisodina, um dos alcaloides presentes na casca da planta, bloqueia os receptores de nicotina, e consequentemente, o chá da planta passou a ser utilizado como um remédio natural na luta contra o tabagismo.
Preparo do chá de mulungu
É recomendado atentar-se à quantidade de ingestão do chá, pois este causa sonolência. Os cuidados estendem-se a gestantes e pessoas que já tenham pressão arterial baixa ou usem remédios para hipertensão, já que o chá diminui a pressão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário